Os números

Como eu sempre digo, tudo na matemática tem um sentido - nada é por acaso. Com os números, que é a base para os cálculos, não foi diferente. Veja como eles surgiram.

Os homens primitivos não tinham necessidade de contar, pois o que necessitavam para a sua sobrevivência era retirado da própria natureza. A necessidade de contar começou com o desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser pescador e coletor de alimentos para fixar-se no solo. Esta contagem começou sendo feita unidade a unidade com pedras, nós em cordas, marcas nas paredes, talhes em ossos, desenhos nas cavernas e outros tipos de marcação.




No começo da história da escrita de algumas civilizações como a egípcia, a babilônica e outras, os primeiros nove números inteiros eram anotados pela repetição de traços verticais. Um dos sistemas de numeração mais antigos que se tem notícia é o egípcio. É um sistema de numeração de base dez e era composto pelos seguintes símbolos numéricos:


Apenas por volta do século III a.C. começou a formar-se um sistema de numeração bem mais prático: o sistema de numeração romano. Os romanos foram espertos. Eles não inventaram símbolos novos, para representar os números; usaram as próprias letras do alfabeto.  
                                 I       V     X      L     C     D.

No entanto a invenção do zero ainda não tinha chegado ao Ocidente.
A ideia dos hindus de introduzir uma símbolo para significar o nada , o vazio,  ocorreu na Índia, no fim do século VI . Com a introdução do décimo sinal – o zero – o sistema de numeração tal qual o conhecemos hoje, estava completo.



Perceba que cada símbolo possui a mesma quantidade de ângulos que representa. No entanto, até chegarmos aos números que hoje aprendemos a interpretar e escrever, os símbolos criados pelos hindus mudaram bastante.

Você ainda acha que a matemática surgiu "do nada"?